FLORIANÓPOLIS

Florianópolis abriga uma grande diversidade de paisagens. Além das mais de 40 praias, outros tesouros da natureza se espalham pela ilha como dunas, lagoas, manguezais, florestas, rios, etc. Seu passado cultural e arquitetônico completa o cenário com lindas construções históricas e inscrições rupestres.

:::

Assista ao slide show que mostra um pouco dos encantos de Floripa (com música)

Imagem de Amostra do You Tube

:::

PONTE HERCÍLIO LUZ

Quando foi construída, em 1926, era a 5ª maior ponte pênsil do mundo, com 821 metros de comprimento, 75 de altura e vão livre de 339 metros. Por causa de sua deterioração, não é mais permitido trafegar sobre ela. É a única ponte restante deste tipo no mundo.

MERCADO PÚBLICO

Antes de ser reformulado em 1898, terminava diretamente no mar, onde atracavam embarcações que traziam produtos para serem vendidos ali mesmo. Hoje é composto de lojas de artesanato, comércio de pescadores, bares, etc. E é uma ótima opção para se conhecer um pouco da cultura açoriana.

FORTE DE ANHATOMIRIM

Maior fortaleza do sul do Brasil, foi construído em 1744 para defender a ilha de invasões espanholas e serviu também como prisão. Para chegar até lá, existem escunas que partem de Canasvieiras diariamente. O passeio inclui também almoço na baia dos golfinhos (onde se pode avistá-los) e parada para um mergulho na Ilha do Francês.

ILHA DO CAMPECHE

Tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade, é o mais importante sítio arqueológico de Florianópolis, com inscrições rupestres e praias paradisíacas.

LAGOA DO PERI

É a maior lagoa de água doce do litoral catarinense e um cenário fascinante. Junto a ela está o Parque da Lagoa do Peri que dispõem de churrasqueiras e é uma ótima opção para um piquenique.

LAGOA DA CONCEIÇÃO

Um dos mais lindos cartões postais da cidade e caminho para as praias de surf – Joaquina, com suas dunas ideais para o sandboard e a linda Praia Mole. Lá se encontra uma diversidade de bons e típicos restaurantes, bares (que movimentam a noite) e o tradicional artesanato das rendeiras da ilha. O passeio de barco até o Canto da Lagoa é belíssimo!

SANTO ANTÔNIO DE LISBOA

Berço de uma das primeiras comunidades do interior da ilha, ainda preserva o antigo casario, a igreja e o caminho feito para o imperador Dom Pedro II passar. Restaurantes e um centro de vendas de arte popular completam o charme do lugar.

:::

TURISMO ECOLÓGICO

TREKKING

Há várias opções de trekking que levam a praias desertas e com lindas vistas panorâmicas.

PASSEIOS DE BARCO

Há duas opções: fazer um passeio de escuna ou alugar um barco – e um barqueiro – numa praia da ilha e partir por roteiros inusitados.

PASSEIOS DE BICICLETA

Uma boa diversão para a família é passear de bicicleta pelas praias da ilha (como Daniela, que possui faixas de areia dura) ou pela ciclovia da avenida Beira-Mar Norte.

PASSEIOS A CAVALO

Chácaras e hotéis alugam cavalos e organizam passeios diurnos e noturnos que podem durar até 6 horas.

:::

ESPORTES

MERGULHO

Várias escolas de mergulho alugam equipamentos e levam aos melhores locais, além de ministrarem cursos. O costão da Brava e a Ilha do Arvoredo são excelentes locais para esta prática.

ASA DELTA E PARAPENTE

O que não falta são ventos e morros de diferentes alturas para a prática destes esportes alucinantes. No morro da Lagoa da Conceição há uma rampa de concreto e no norte, o morro da Brava é ideal com vento nordeste.

SURFE

A ilha é privilegiada para a prática do surfe em qualquer estação do ano. As melhores praias são: Joaquina, Mole, Galheta e Moçambique (leste); Santinho (norte); Campeche, Morro das Pedras e Matadeiro (sul).

WINDSURFE

Na ilha há opções tanto para a prática do slalon como para o Wind com onda. Aqui no norte, Canasvieiras e Jurerê são ideais para o slalon. Santinho para o Wind com onda quando o vento é nordeste.

SANDBOARD

Os points do leste são as dunas da Lagoa e Joaquina, do norte são as de Ingleses e Santinho. Pranchas podem ser alugadas nos dois locais.

:::

ARTESANATO TÍPICO

RENDEIRAS

Em Florianópolis está o maior número de rendeiras do sul do país. A maior concentração delas é na Lagoa da Conceição, ao longo da Avenida das Rendeiras.

LOUÇAS DE BARRO

Na Praça da Alfândega (centro), num quiosque com várias lojinhas, está à venda este produto que já foi imprescindível na casa dos ilhéus.

CESTOS E BALAIOS DE PALHA E VIME

No Mercado Público (centro) existem diversos quiosques onde se pode encontrar este e outros tipos de artesanato ilhéu.

:::

GASTRONOMIA

Já é de se imaginar que o forte da culinária da ilha seja os pescados e frutos do mar, como a Tainha Recheada. Pode-se encontrar desde restaurantes simples e aconchegantes até os mais sofisticados, espalhados por toda a ilha. Mas como nem só de peixe e pirão vive o “manezinho”, existem também excelentes opções de culinária italiana, francesa, espanhola, alemã, japonesa, etc.

:::

VIDA NOTURNA

No verão, os bares e boates de Floripa ficam ainda mais agitados. Há muitas opções no Centro, na Lagoa da Conceição e nas praias de Jurerê e praia do Santinho.

:::

PRINCIPAIS EVENTOS

BOI-DE-MAMÃO

É o mais tradicional e conhecido evento folclórico de Florianópolis. Uma brincadeira que mistura dança, cantoria e batuque, similar ao Bumba-Meu-Boi do Nordeste. Pertence ao ciclo do Natal e estende-se até o carnaval, com apresentações em feiras e festas populares.

FESTA DO DIVINO

Uma das mais famosas comemorações religiosas da ilha, que deveria acontecer durante nove dias antes de 7 de junho, mas que acabou tendo datas variadas conforme escolha das comunidades. No último dia de festa, um cortejo com reis, rainhas, príncipes e outras figuras passa pelas ruas, cantando ao som de violinos, violas e tambores. De maio a setembro.

PROCISSÃO DO SENHOR DOS PASSOS

A mais importante expressão de fé e religiosidade de Florianópolis, é formada por várias procissões que culminam com a procissão do Encontro de Nosso Senhor dos Passos com sua mãe, Nossa Senhora das Dores, em frente à Catedral. Acontece no domingo que antecede a Páscoa.

TERNO DE REIS

Três cantores saem pelas ruas entoando vários cânticos e entrando de casa em casa onde são recebidos com algum alimento. Os principais Ternos de Reis são o Terno de Natal, de Ano Novo, de Reis (6/1) e de Santo Amaro (15/1).

:::

MUSEUS

MUSEU DE ARTE DE SANTA CATARINA – MASC

Terceiro museu de arte mais antigo do Brasil. Em seu acervo, que reúne mais de mil obras, destacam-se os melhores artistas catarinenses e nomes como Di Cavalcanti, Djanira, Panceti, Burle Marx e Iberê Camargo.Tel: 3333-2166

MUSEU HISTÓRICO DE SANTA CATARINA – PALÁCIO CRUZ E SOUSA

Foi sede de importantes fatos políticos do estado por mais de dois séculos. Importante acervo com mobiliários, obras de arte, objetos e documentos oficiais. Tel: 3221-3504

MUSEU UNIVERSITÁRIO OSWALDO RODRIGUES CABRAL

Seu acervo abrange as áreas de arqueologia, etnologia indígena e cultura popular, além de guardar a obra do folclorista Franklin Cascaes. Tel: 3231-9325

MUSEU DE ARMAS MAJOR LARA RIBAS

Instalado no Forte de Santa`Ana (1761) possui um acervo com destaque para a coleção de armas e fardamentos históricos. Tel: 3333-2166

MUSEU SOLAR DA GUARDA NACIONAL

Hoje um marco arquitetônico, este casario construído por volta de 1772 já foi Guarda Nacional e Escola Militar. Acervo com coleções de porcelanas, armamentos e mobiliários. Tel: 3247-1000

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM – MIS

De segunda a sexta-feira, a partir das 16 horas, são exibidos gratuitamente filmes de qualidade, brasileiros e estrangeiros. Tel: 3333-2166

MUSEU DO HOMEM DO SAMBAQUI “PADRE JOÃO ALFREDO ROHR”

De rara importância para o estudo da evolução dos costumes e do homem, guarda um dos maiores acervos arqueológicos do Brasil, entre esqueletos humanos, animais, fósseis, arte sacra, utensílios indígenas, etc. Tel: 3222-6667

:::

Veja também nossa galeria de imagens com mais fotos de Florianópolis